domingo, 20 de abril de 2008

Publicidade Paga por Ação

Olá gente,

Estou de volta depois de um jejum de quase 1 mês. Mas enfim, voltei.
A minha última matéria sobre Propaganda & Marketing, intitulada Meu Sobrinho Faz Mais Barato deu muito o que falar. Recebi diversos e-mails de empresas e profissionais estabelecidos que atuam na área e viram ali exatamente a situação que sofrem no dia a dia. Ou seja, não é privilégio só meu, se é que posso chamar assim.
Eu agora também estou com um blog, caso você tenha perdido alguma as matérias, poderá ver todas lá:
www.marcelobomfim.blogspot.com


Publicidade Paga por Ação.

Uma das grandes sacadas dos sites de busca e de alguns sites que vendem espaço foi a cobrança por clique, ou seja, o anunciante contrata os serviços do site e ele coloca o seu nome numa posição de destaque para que o internauta, ao buscar determinado produto, ou seu seja logo visto e facilite a compra. Quando o (provável) comprador clica no nome da sua empresa, vc paga um determinado valor para o site, que na verdade é pré-pago como um sistema de cartões telefônicos em que você paga e usa. Quando acaba seus créditos, você adquire mais ou simplesmente para de pagar e seu nome sai daquela posição de destaque.
A publicidade paga por ação é o passo seguinte para a publicidade paga por cliques. A grande diferença é que na publicidade paga por ação só existe direito a pagamento quando um determinado evento ocorre. Ou seja quando a compra é efetuada.
Algumas possibilidades são a assinatura de uma newsletter, uma consultoria, a concretização de uma compra num site de e-commerce ou praticamente qualquer outra coisa que seja realizável online.
Esta situação é vantajosa para o anunciante, pois ao invés de ter um custo sempre que um visitante é enviado para o seu site, esse custo só se concretiza quando o visitante adquire o serviço ou produto.
Em contrapartida, o custo por ação é, normalmente, bastante mais elevado do que o custo por clique, podendo ser definido, por exemplo, em porcentagem sobre a transação realizada. E isto é bom para os dois lados.

Anunciantes
Este tipo de publicidade é indicada para quem sabe o que quer e não serve para anunciar apenas um site, mas para conseguir que algo seja feito pelos utilizadores desse site.
Se lançou um novo site social e pretende criar uma base de utilizadores, uma campanha em que paga por cada utilizador que se inscreva no site pode ser uma boa opção.
Este tipo de publicidade é uma boa opção para sites comerciais, especialmente aqueles em que a margem por venda é fixa.

Sites de Divulgação
Os sites de divulgação a quem este tipo de publicidade interessa são, especialmente, aqueles com conteúdos especializados.
Para os sites de divulgação, só é interessante se os valores pagos por ação forem razoavelmente mais elevados do que os pagos por clique, como forma de compensar o número de utilizadores que clicam no banner, visitam o site anunciado, mas não adquirem o produto/serviço anunciado.
É possível colocar ambos os tipos de anúncios para concorrer diretamente para as mesmas posições (como começa a acontecer no Google Adsense), sendo que nesse caso se utiliza, normalmente, o valor do e-CPM (custo estimado por mil visualizações).

Conclusão
A publicidade paga por ação é ideal para quem pretende que os seus visitantes efetuem uma determinada ação. Claro que a publicidade não pode ser a única forma de procurar que essa ação seja efetuada. É necessário também que a própria página onde o utilizador entra no site incentive que ação seja executada. O site tem que ser convincente e que a forma da transação comercial seja o mais facilitada possível, senão o visitante desiste no meio do caminho. Mas este é um tema para uma outra matéria.

Boa sorte, sucesso em suas campanhas
e grande abraço a todos!


Marcelo Bomfim

Nenhum comentário: